Mercado

GO deve crescer 10% em área plantada em 2012

img2062

A safra de Goiás iniciou recentemente com 30 unidades e ainda faltam quatro delas para iniciar a moagem, com crescimento em área plantada. André Rocha, presidente do Sifaeg, explica que o crescimento em área plantada deverá ser de 10%, onde o cultivo de cana totalizará aproximadamente 715 mil ha no estado. “Em algumas regiões o ATR está maior do que outras. O ATR em 2011 ficou em torno de 141 toneladas/ha, em 2010 foi de 147 ton/ha e devemos manter 141 ton/ha em 2012. Em 2013 a expectativa é lançarmos mais três unidades, sendo que uma delas ainda está em obras” , afirma.

Segundo ele, a expectativa é que a safra seja ligeiramente maior do que a de 2011, mas adianta que ainda é cedo para previsões devido o clima atípico. “Goiás sofreu menos com a condição climática atual mas o mês de fevereiro foi mais chuvoso e com chuvas em maio, o que não é normal, porém não deverá atrapalhar a moagem”, lembra.

O executivo explica que em 15 dias deverá divulgar uma estimativa inicial da safra, mas a expectativa é que seja superior. “ Em 2011 moemos 45,2 milhões de toneladas de cana, 3% inferior a de 2010. Em 2011 produzimos 2,7 bilhões de litros de etanol e devemos aumentar essa produção na safra atual. A produção de açúcar de 2011 foi de 1,8 milhões de toneladas. Somos o segundo maior produtor de etanol do Brasil, onde 70% do mix é direcionado para etanol. O crescimento em área plantada no ano passado foi de 12%, o que reduziu as perdas”, lembra.