Mercado

GNL transportado em carretas substitui gasoduto

A Petrobras e a White Martins inauguraram ontem a GásLocal para transportar e comercializar o Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido na unidade da White Martins em Paulínia, SP. Esta unidade é a primeira do gênero do grupo Praxair, controlador da White Martins, e terá capacidade de liquefazer 380 mil metros cúbicos de gás natural/dia, através de tecnologia de criogenia, que permite transformar o gás natural do estado gasoso para o estado líquido. O investimento total é da ordem de US$ 50 milhões, com 72% de nacionalização de seus equipamentos.

Através da nova empresa o gás natural sob a forma liquefeita (GNL) abastecerá áreas ainda não alcançadas por gasodutos e redes de distribuição. É o caso de consumidores no interior do estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas, Goiás e Distrito Federal. O gás é entregue pela Petrobras para liquefação na unidade da White Martins e transportado e comercializado em carretas.

A empresa já tem diversos contratos firmados, entre eles, com concessionárias de distribuição de gás natural canalizado como a Gasmig (MG), Goiasgas (GO) e Cebgas (DF).