Mercado

Gmec desenvolve indicadores para analisar desempenho das máquinas

Durante a reunião do Gmec – Grupo de Motomecanização das Usinas realizada ontem, dia 27, na usina da Pedra, foi apresentada uma proposta de indicadores para avaliação de desempenho das máquinas.

Essa planilha pretende enfatizar indicadores de apoio à renovação de frota, de avaliação de frota de apoio, de avaliação de oficina mecânica, do pneu, indicadores de avaliação operacional e de custo de manutenção.

Os técnicos responsáveis pela criação dos indicadores são: Helmut Köller, do Grupo J.Pessoa; Marcelo Bassi, da São José da Estiva; Marcos Rodrigues, da São Domingos e Márcio Pastre, da Irineu Pastre.

De acordo com Helmut, esses indicadores vão dar base para estudos e propostas de melhorias nas operações e controle de custos das usinas associadas.

De manhã, o Grupo assistiu a uma apresentação do novo trator Massey Ferguson, com potência 190 cv. “Esta é a faixa de potência mais utilizada em cana, de fácil operação apesar de tecnologia moderna, e atende todas as expectativas do produtor”, diz Humberto Carrara, coordenador do Grupo.

Os técnicos conferiram ainda uma demonstração de campo, seguida de palestra técnica.

Gmec na InfoCana – Durante a reunião, foram sorteados cinco ingressos para a participação no 15° Seminário Anual do Gmec, que acontecerá no dia 11 de agosto na InfoCana, em Ribeirão Preto.

Os participantes do Grupo estão motivados para o Seminário, já que desde 1999, não é realizado.