“É claro que os problemas enfrentados pela corporação nos Estados Unidos afetam sua atuação como um todo, mas a saúde da operação brasileira vai muito bem, dentro de um quadro positivo para o crescimento local” – afirmou Jaime Ardila, presidente da GM para o Mercosul. Para ganhar competitividade, no entanto, ele entende que o Brasil depende de avançar no campo das exportações, hoje prejudicadas pelo câmbio desfavorável. Ele destacou a ênfase em novos produtos, entre os quais o SUV Captiva importado do México. A General Motors passa a dar maior atenção a veículos de menor porte, diante da queda de participação de picapes e SUVs no mercado norte-americano, e se concentra no desenvolvimento de novos sistemas de powertrain. Uma das apostas está no plug in Volt, carro movido a eletricidade e equipado com um pequeno motor a gasolina para recarregar as baterias. Produtos de baixo custo como o Tata Nano, no entanto, não fazem parte da receita para a recuperação global da companhia, segundo Ardila. Enquanto no Brasil a engenharia desenvolve a nova geração do flex, com partida a frio, nos Estados Unidos é oferecido o E85, sistema que permite utilizar 85% de etanol junto com a gasolina e estará presente em toda a linha da GM até 2012
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GM terá 85% de etanol nos carros americanos
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