Mercado

Glencane mostra como aumentar a eficiência energética e exportação de energia

Foram 117 Kw/tc de energia gerada e 86,5 kw/ tc de energia exportada

Glencane mostra como aumentar a eficiência energética e exportação de energia
A busca pela eficiência energética para a máxima produção de açúcar, etanol e exportação de energia é um dos assuntos mais relevantes para quem atua na área industrial das usinas de cana. Mas é importante considerar que para atingir esse objetivo é preciso inovar em gestão e tecnologia em um setor ainda conservador. Esse é um desafio que pode ser superado com segurança quando o benchmarking revela que outras unidades estão obtendo bons resultados.
Usinas e grupos como Alta Mogiana, BP Bunge Bioenergia, Cerradinho Bio, Cevasa, Goiasa, Glencane, SJC Bioenergia e Santa Lúcia mostram o caminho para aumentar a produção de vapor, melhorar o consumo específico por tonelada de cana e garantir melhor estabilidade operacional da planta.  “À medida em que a pressão da caldeira e a temperatura do vapor aumentam, cresce a eficiência energética do processo possibilitando dobrar o potencial de exportação de energia elétrica. De modo que o resultado final é maior eficiência industrial e lucratividade”, explica Hamilton Angêlo Antonio, gerente corporativo industrial da Glencane, que controla as usinas Rio Vermelho, de Junqueirópolis (SP), e Nova Unialco, de Guararapes (SP).
DESTAQUE > 8 usinas que aumentaram sua eficiência energética sem grandes investimentos
Glencane aumenta energia gerada e exportada

A Glencane, obteve nessa safra eficiência energética significativa. Foram 117 Kw/tc de energia gerada e 86,5 kw/ tc de energia exportada. “Apenas com a cana moída, sem compra de nenhuma biomassa. Esse ano vamos exportar 330.000 Mw. Recorde histórico da unidade Rio Vermelho”, informa Hamilton. Veja:

Mas é possível fazer um benchmarking e ver quem na prática obtêm esses resultados?

A resposta é sim! E para apresentar os bons resultados obtidos em usinas e grupos como Alta Mogiana, BP Bunge Bioenergia, Cerradinho Bio, Cevasa, Goiasa, Glencane, SJC Bioenergia e Santa Lúcia,, a ProCana reuniu um time de alto nível de gestores e engenheiros industriais — dentre eles o caso da Glencane — para participarem da 1ª Maratona SINATUB – Caldeiras, Vapor e Energia, que acontece de 19 a 21 de outubro. Serão 3 webinares realizados sempre às 19h em um ambiente virtual criado exclusivamente.

Confira a grade do evento:

19/10 – Otimização da Cogeração e Eficiência Energética
– Alberto Antônio da Silva, Gerente Industrial da Cevasa
– Douglas Mariani, consultor da Soteica
– Hamilton de Angelo Antônio, gerente industrial da Glencane PPT
– Marcus Lages, gerente corporativo industrial da SJC Bioenergia

20/10 – Otimização em Utilidades & Balanço Energético

– Anderson Machado, engenheiro de Processos da Usina Alta Mogiana
– Bruno Moraes de Oliveira, engenheiro químico e consultor da Soteica
– Rafael Ometto Do Amaral, engenheiro de produção industrial da Usina Santa Lúcia
– Ranor Cardoso Lemos, especialista em Manutenção da Cerradinho Bio

21/10 – Otimização na Geração de Vapor & Caldeiras

– Bruno Naves, gestor de produção utilidades da Goiasa
– Claudio Fabro, consultor técnico industrial para o mercado de Etanol e Açúcar da Nalco Water
– Igor Henrique de Carvalho, Supervisor de Cogeracão de Energia da Cerradinho Bio
– Luis Novais, diretor da UTIS Tecnologia de Otimização da Combustão – Portugal

Como participar?

O evento será ao vivo e a inscrição é GRATUITA! E ainda leva certificado. Mas não se esqueça, só para que se inscreve no link: jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio:
  • Buckman – Especialidades químicas com sustentabilidade, agora associadas à soluções digitais integradas
  • Dedini – 100 anos!
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! A Pró-Usinas traz com exclusividade o software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, que automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • Nalco Water – Torres de Resfriamento: Obtenha lucros com um tratamento de alta performance da Nalco Water
  •  S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas. Saiba mais no site www.usina40.com.br
  • UTIS – Revolucionária Tecnologia de Otimização da Combustão, que proporciona incremento de até 30% na produção de vapor nas caldeiras a biomassa.