Renata Bernhoeft, sócia da Bernhoeft Consultoria, membro da rede mundial de consultores Family Business Consulting Group International, disse , na Infocana, , na semana passada, que as empresas familiares no Brasil estão procurando profissionalizar as gestões de seus negócios em todos os setores da economia. O novo perfil do mercado tem impulsionado grupos de gestão familiar a adaptarem-se às novas exigências nas relações comerciais, tanto internas como externas no Brasil. Para Renata, o fato de regras ultrapassadas nas gestões familiares resultar em custos altíssimos e ineficiência trouxe o debate à tona.
Renata afirmou que os problemas inerentes às famílias e seus negócios têm soluções. Comentou que o problema central não é uma empresa ser família. Ela chamou a atenção para o índice de participação de família no produto interno bruto (PIB) da Itália, que é de 20%. Disse também que empresas de capital japonês (de telecomunicação) são geridas por grupos familiares. A saída, segundo ela, é profissionalizar a família, tornar a família num núcleo empresarial moderno e efetivamente consolidado no mercado globalizado.