Mercado

Gerdau quer teto na tributação

O presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau, aproveitou a reunião de empresários com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para defender a inclusão de um teto para a carga tributária no projeto de reforma tributária. Assim, o governo teria de acelerar as desonerações tributárias para impedir o aumento da carga.

“A reforma tributária tem que incluir essa previsão de não aumento da carga”, disse Gerdau, que há anos participa do movimento empresarial em defesa da reforma. Segundo ele, a fixação do teto se refletiria na necessidade de o governo cortar gastos.

Armando Monteiro, da CNI, frisou a necessidade de se encontrar uma solução para os créditos do ICMS que os exportadores não conseguem receber. Para ele, o problema tira competitividade das empresas brasileiras.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato das Indústria de Açúcar e Álcool de Alagoas, José Robério Nogueira, o empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto, do Grupo JP, também do setor sucroalcooleiro, e os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo, da Unicamp, e Heleno Torres, da USP, além de auxiliares de Mantega.