Gente

O setor perde José Paulo Stupiello, presidente da STAB

Confira a repercussão do falecimento de José Paulo Stupiello, um dos "Mais Influentes da História do Setor"

José Paulo Stupiello
José Paulo Stupiello

Em nota divulgada na manhã deste sábado, dia 30, a STAB comunica o falecimento de José Paulo Stupiello.

“Um grande profissional que esteve ao longo de muitos anos como presidente da STAB Nacional – Piracicaba-SP, onde prestou grande contribuição no nosso setor sucroenergético nacional e internacional. A todos os familiares, amigos e os que fazem parte do setor, os nossos mais sinceros sentimentos”, diz a nota da instituição.

Em 2024, o professor José Paulo Stupiello foi homenageado com o troféu MasterCana Centro-Sul, reconhecido como uma das personalidades históricas mais influentes do setor bioenergético, junto com Maurilio Biagi Filho e Plinio Nastari.

Formado em Engenharia Agronômica pela Esalq e Doutor em Tecnologia do Açúcar e do Álcool pela USP, Stupiello dedicou 32 anos ao ensino no Departamento de Tecnologia do Açúcar e do Álcool da Esalq, onde formou gerações de profissionais que hoje atuam em diversas áreas do setor.

Para Josias Messias, CEO da Procana Brasil “Seu legado como um dos principais pilares do desenvolvimento técnico e humano na bioenergia, permanecerá. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos”.

O velório está previsto para domingo, dia 31 das 9h00 às 17h00 na Câmara Municipal de Piracicaba. E a cerimônia de sepultamento está prevista para as 18h00 no Salão Nobre do Memorial metropolitano de Piracicaba, na rua Cajobi, 326, no Jardim Continental (Chicó). 

Repercussão:

José Darciso Rui: “O GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, se congratula com a irreparável perda. Deus conforte o coração dos familiares e amigos”.

Márcia Mutton – FCAV – UNESP: “Este momento é de muita tristeza pela separação desta pessoa tão especial em nossas vidas…. com ele se encerra um ciclo de conhecimentos e de trabalho… Ele foi uma bandeira do nosso tempo e com seu conhecimento e inteligência diferenciada construiu um modelo de profissionalismo….ele deixa muitos amigos e admiradores e principalmente uma legião de técnicos e profissionais que puderam aprender com ele através de sua competência e amorosidade…. Para muitos, como é o meu caso, um PAI, um amigo, um confidente, um apoio, um exemplo a ser seguido…”

Mário Íbide, um dos fundadores do Gerhai “Grande José Paulo Stupiello! Cedeu em 1986 as instalações da Stab, na ESALQ, em Piracicaba, para as reuniões preliminares que levariam a fundação do GERHAI. Foi um grande apoiador da ideia, incentivando aqueles jovens gerentes de RH de usinas, que idealizaram esse grupo de sucesso. Ao querido Zé Paulo nossa eterna gratidão!”

Florence Zarpelon, consultor destilação: “O maior legado de Stupiello não foi apenas a produção de conhecimento, mas sua forte liderança, que impulsionou a STAB , transformando a entidade em um centro de difusão de informação e conhecimento para o setor sucroalcooleiro.”

Hugo Cagno Filho, presidente da UDOP: “Um professor que dedicou sua vida pela bioenergia tendo formado milhares de profissionais em uma carreia acadêmica ímpar e na sua liderança sempre destacada à frente da STAB. Nos juntamos à família e amigos no desejo de que sejam fortes neste momento importante de suas vidas”.

Fernando Vicente, Diretor Industrial da Usina Alta Mogiana: “Stupiello não era só professor, engenheiro, técnico era um amigo querido sempre disposto a educar. Seu jeito esalqueano de se comunicar encantava a todos. Conhecedor da cana como ninguém, não media esforços na busca da verdade dos números do laboratório. Sua visão do todo sempre trazia reflexões profundas que explicavam os resultados. O setor perde um “Herói da Cana” sempre buscando produzir a reflexão dos dados na busca do consenso. Gratidão e Reconhecimento é o desejo nesse momento. Vai em Paz Zé Paulo com a certeza da Missão cumprida.”

Adriano Gomes, Solenis: “Uma perda irreparável”.  

Eliandro de Jesus Romani: “Setor perde uma das pessoas mais dedicadas ao setor!!!”

Luiz Roberto Quagliato Hernandes: “Grande perda, um fenômeno do setor.”

Dirceu Ferreira: “Meus sinceros sentimentos foi grande perda senhor José Paulo Stupiello, grande conhecimento em área sucroalcooleiro. Deus conforte o coração da família e amigos vai com Deus senhor.”

Luiz Magno E. Tenório de Brito: “Grande perda. Um nome forte no nosso setor. Sentiremos sua falta.”

Jose Otávio Menten: “Nossos sinceros sentimentos. Muito triste, meu professor, meu colega e meu amigo, uma grande perda.”

Jose Raimundo Costa Neto: “Nosso grande Engenheiro. Tive oportunidade de conviver com ele em uma conferência em Ribeirão Preto, Meus Pêsames.”

Ing. Marcelo Sauma: “Que Dios lo tenga en su gloria y descanse en paz, yo lo conocia muy bien, asisti a varios encuentros, palestras y ferias y estuve con el, ya tenia sus muchos años, pero igual dejara un vacio en la agroindustria azucarera”.

Jose Bolivar de Melo Neto: “Grande profissional”.

Paulo Leite: “Que triste, sem dúvida, José Paulo Stupiello deixa seu legado como um dos maiores líderes que o setor já teve.  Que Deus o tenha e console toda família e amigos.”

Antonio Carlos Viesser: “Uma perda irreparável.”

Rene de Assis Sordi: “Zeca foi mais que um mestre. Foi mais que um amigo. Sua preocupação com a qualidade da matéria prima nos aproximou. Sempre me dava seus “puxões de orelha” na parte agrícola. Vou lembrar com carinho uma frase que me disse na missa de sétimo dia da sua esposa: “os amigos estão sempre se encontrando”. Um abraço especial ao Jaime seu filho e a todos os amigos mais próximos.”

Carlos Calmanovici: “Notícia triste demais. Meus sentimentos à família.”

Walter Ventura Ferreira: “Realmente uma grande perda para sociedade e para o nosso setor. Profissional ímpar, fizemos grandes trabalhos juntos.”

Glênio Fireman Tenório Filho: “Uma pena, o professor tinha minha admiração.”

Marcio Jorge dos Santos: “Lamentável. Um ícone do nosso setor.”

Gilberto Tavares de Melo Filho: “Era uma Grande referência do setor!”

Maximilian – Alpina Orion: “Uma notícia muito triste a quem o conhecia. Perda para nós, técnicos, familiares e admiradores. Seguramente um ganho aos amigos da espiritualidade.”

Joel Soares Alves da Silva: “Contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso setor, que Deus conforte a família e amigos.”