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GENÉTICA BOVINA - Lagoa da Serra exporta 50 mil doses de sêmen em 2003

A Lagoa da Serra (Sertãozinho/SP), maior central de inseminação artificial da América Latina, encerra o ano com balanço positivo nas exportações de sêmen bovino. Até novembro, a empresa vendeu para o exterior 50 mil doses e abre novas possibilidades para 2004, quando espera atingir mais de 100 mil doses. De acordo com Mauricio José de Lima, gerente de Produtos e Exportação da Lagoa da Serra e representante da empresa no Brazilian Cattle Genetics – consórcio formado por centrais de inseminação artificial, empresas de exportação e pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) – a América Latina, por enquanto, foi o grande mercado da Lagoa da Serra, mas conversas preliminares com África e Ásia abrem importantes perspectivas para a empresa para o próximo ano.

“A Lagoa da Serra foca seu trabalho na qualidade de seus produtos e na prestação de serviços. O mercado internacional valoriza exatamente isso, o que nos motiva a atuar mais fortemente nesse segmento”, diz Lima, que, aliás, assumiu em 2003 a importante missão de levar o nome da Lagoa da Serra para o mercado internacional.

O Paraguai foi o principal mercado da empresa em 2003. De acordo com Lima, foram embarcadas mais de 30 mil doses para os pecuaristas paraguaios, especialmente das raças Nelore e Gir Leiteiro. “Dispomos de produtos de alta qualidade, nossos preços são competitivos e, além disso, o zebu tem grande procura nas regiões tropicais e subtropicais”, ressalta. Além do Paraguai, a Lagoa da Serra negociou 14 mil doses para a Colômbia. Também foram exportadas doses para a Suíça, Bolívia e Angola, totalizando mais de US$ 200 mil em negócios.

Exportação: foco global da empresa

Em 2003, o foco da Lagoa da Serra foi o mercado externo. De acordo com Guus Laeven, diretor-presidente da empresa, a decisão estratégica de investir em exportação está em sintonia com a atuação globalizada da matriz da empresa, a Holland Genetics, da Holanda, que comercializa mais de 5 milhões de doses por ano no exterior. “Apostamos na qualidade do material genético das raças zebuínas da Lagoa da Serra e no conhecimento do mercado mundial da Holland Genetics para ganhar espaços no exterior”, assinala Guus Laeven.

O foco no mercado externo soma-se a mudanças na estrutura interna da Lagoa da Serra. As áreas de vendas e de marketing foram unificadas para possibilitar a maior integração das ações internas com os clientes. Essa área está sob o comando de Lucio Cornachini, gerente de Marketing/Vendas da Lagoa da Serra.