Após completar 10 anos, em outubro de 2013, o Gatua – Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia, iniciou seu processo de profissionalização, com a legalização do grupo através da formação do GRUTI Brasil — Grupo dos Usuários de Tecnologia da Informação. Em 2014, o grupo focará seus esforços nos projetos recém lançados, como o Programa “SGQ – Selo Gatua de Qualidade” e o seu novo site.
Com 243 usinas associadas, de 124 grupos econômicos, a entidade está presente em 189 municípios de 18 Estados brasileiros. Com escritório fixado em Ribeirão Preto-SP, assume hoje o posto de maior e melhor porta de entrada ao Setor Sucroenergético, e toma todos os cuidados necessários para desempenhar essa função com critérios de avaliação bem ousados, visando a qualidade contínua do mercado brasileiro de TI para as usinas de açúcar.
“Sabemos que as usinas apresentam enormes deficiências na correta definição de suas próprias necessidades, e também é comum vermos tentativas de transferência de insucessos em projetos para os fornecedores, quando muitas vezes as causas são internas a cada usina”, comenta Carlos Alberto Barros, ou Bill, como é conhecido o fundador e Coordenador Nacional do Gatua. “Mas precisamos também criar um canal de comunicação entre os clientes e seus fornecedores de TI, onde esses últimos ouçam os primeiros, e tomem constantes ações de melhoria contínua em seus produtos e/ou serviços”, reforça Bill.
Quando da realização do seu 9º Congresso Anual Gatua 2013, em outubro passado, foi lançado o Programa “SGQ – Selo Gatua de Qualidade”, onde os fornecedores colocam seus produtos (hardware ou software) e seus serviços (consultorias, projetos, etc) para serem certificados. Não se trata de um processo convencional, onde medições e testes são feitos para identificar a qualidade do que está em certificação, mas sim, trata-se de uma abordagem aos clientes que já utilizam o que está sendo certificado, com metodologia e critérios previamente testados, onde o resultado final será útil tanto para o mercado consumidor quanto para os próprios fornecedores.
Para o mercado consumidor, o Programa retornará qual a satisfação e conforto de quem já é cliente, através de uma nota final apurada, e traduzida em uma categoria de Selo (Bronze, Prata ou Ouro); para os fornecedores, o Programa retornará quais os desconfortos sentidos pelos seus clientes, apontados e comentados pela metodologia do GATUA (sem identificar as fontes das citações, por razões de sigilosidade), com todo o apoio do Grupo para que o fornecedor possa tomar ações de melhoria focadas nos problemas que seus clientes apontam.
“Um cliente insatisfeito reclama com o mundo, mas não reclama com o seu fornecedor” afirma Bill. E é sobre essa máxima que o Programa “SGQ – Selo Gatua de Qualidade” vem buscar uma aproximação rápida e real, embasada em uma avaliação que não é pessoal, mas do conjunto, o que lhe confere idoneidade e credibilidade.
“Já estamos chegando a 100 certificações, apesar do pouco tempo de vida do Programa, o que nos leva a crer que em 2014 seremos referência no mercado e agentes de uma proposta revolucionária de mudança nas relações entre oferta (fornecedores de TI) e demanda (usinas consumidoras)”, cita Bill com bastante otimismo.
Já o mercado fornecedor, naturalmente cauteloso frente a iniciativas que interfiram no relacionamento com seus clientes, começa a verificar os inúmeros benefícios do Programa SGQ, e a redirecionar seus trabalhos para ações de melhoria contínua, prestigiando quem já é cliente e parceiro, garantindo assim melhores condições para atrair novos clientes, e assim sucessivamente.
“O SGQ – Selo Gatua de Qualidade é um programa necessário para o mercado de TI que atende ao setor sucroenergético, pois irá gerar melhorias nos fornecedores sérios e eliminar a concorrência desleal”, afirmam Reginaldo Grégio e Fernando Guirado, diretores da empresa ExataID, certificada com o Selo Gatua de Qualidade.
Já para Marcelo Samartino, Superintendente da empresa Painel Fiscal Consultoria, “o Gatua vem prestar um grande serviço também para nós, fornecedores, abrindo espaços nas usinas aos nossos produtos e serviços, mas de maneira monitorada, onde só conseguiremos sucesso caso atuemos sempre na melhoria do que queremos vender”.
E também neste mês de dezembro, entrou no ar o novo site do Grupo – www.gatua.com.br – com todas as informações sobre as atividades do Grupo e, principalmente, sobre os processos de certificação ao Selo Gatua em andamento. Ainda esse ano, o portal de recolocação para profissionais de TI do Setor Sucroenergético será também ativado no site do Gatua – outro grande serviço prestado pelo Grupo.
Para 2014, Bill acredita que os frutos dessas iniciativas recentes terão repercussão nacional, e serão vistas como modelo e exemplo para outros setores da economia nacional. “Com o advento do GRUTI Brasil, empresa sob a qual o Gatua se situa como a sua vertical para o setor sucroenergético, todos esses exemplos poderão ser rapidamente propagados a outras verticais do GRUTI, como as indústrias calçadistas, indústrias farmacêuticas, transportadoras, etc. O foco será sempre TI, mas a atuação será em todos os setores. O Gatua já provou que isso é viável”.