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Gás ou álcool, economia depende de quanto se roda

A economia proporcionada por um veículo movido a gás natural é a sua maior qualidade. Contra ele, entretanto, pesam o custo do kit, a perda de desempenho (em relação ao modelo a gasolina ou a álcool) por causa do peso maior e a diminuição de espaço no porta-malas e da capacidade de carga. No caso do Astra Sedan, pelo menos a garantia de fábrica é mantida, já que a GM fechou parceria com a empresa Rodagás, mas somente para a versão movida a álcool.

É levando em conta esses fatores que cada consumidor deve decidir: vale a pena o investimento?

Zero-quilômetro, o Astra Sedan 1.8 a álcool de 110 cv de potência custa R$ 34.985,00. A instalação do kit a gás custa mais R$ 4.500,00. Já a versão a gasolina mais próxima do sedã, a 2.0 8V de 116 cv, sai por R$ 35.656,00.

Para amortizar os R$ 4.500,00 do kit, rodando da maneira mais econômica – ou seja, usando apenas gás -, é necessário percorrer 24 mil km. Naturalmente, quanto mais se usa o álcool, maior o prazo para a amortização do gasto com o kit. Durante avaliação, com o uso do GNV o Astra Sedan apresentou consumo urbano muito bom para um modelo de porte médio, de 13,8 km/m3 de gás. (Jornal da Tarde)