Mercado

Ganhos do setor da cana devem recuar este ano

O que foi um mar de tranquilidade para as usinas no ano passado – quando o açúcar atingiu recordes históricos nos preços, e o etanol perdeu competitividade em diversas regiões dada a sua valorização no final do ano – deve mudar agora.

Para o analista Maurício Muruci, da Safras & Mercado, a interrupção da exportação para a Índia se refletiu diretamente nos preços do produto ofertado no Brasil, que desde janeiro já recuou mais de 28%.

Segundo relatório da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a moagem de cana nas unidades produtoras da Região Centro-Sul do País somou 32,77 milhões de toneladas na primeira quinzena de maio, queda de 6,69% em relação aos 35,13 milhões de toneladas observados em igual período do último ano. No acumulado desde o início da safra 2011/2012, a moagem totalizou 56,66 milhões de toneladas, queda de 39,51% ante 2010.

As razões apontadas por analistas são: o maior estoque de açúcar no mercado interno, dada a interrupção das exportações para a Índia, e a queda do preço do etanol e a chegada das importações do produto dos Estados Unidos.