Mercado

Futuros do café robusta em baixa

Liquidações de fundos seguem afetando o mercado em Londres. Em um dia em que as bolsas dos Estados Unidos não funcionaram, devido ao feriado de Ação de Graças, as cotações de café e açúcar em Londres se mantiveram em baixa. Apenas o cacau registrou alta nos contratos futuros. As demais commodities agrícolas são cotadas nas bolsas estadunidenses, que não funcionaram.

Os papéis de café para entrega em janeiro do ano que vem encerraram o pregão valendo US$ 1.413 a tonelada, queda de 1,4% em relação ao fechamento da quarta-feira. Desde o último dia 10 as cotações do café robusta estão em baixa. Segundo o consultor Nelson Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, não existem fundamentos para esta desvalorização – uma vez que o quadro de oferta e demanda está equilibrado. “São movimentações de fundos”, acredita.

“Isto não deve vir como um surpresa”, disse um corretor baseado em Londres. Os analistas indicam que no Vietnã, maior fornecedor de robusta do mundo, a colheita se movimentou dentro do esperado. Além disso, existem cerca de 15 mil lotes de posições longas que podem vir a ser liquidadas.

Cacau

Pelo segundo dia consecutivo os contratos futuros de cacau com vencimento em março encerraram o pregão em Londres valorizados. Ontem, os papéis valiam £ 842 a tonelada (0,2% superiores ao dia anterior). As implicações do fenômeno El Niño nos principais países produtores têm afetado a movimentação dos fundos.

Açúcar

Os preços futuros do açúcar em Londres seguem em baixa, com os contratos para maio cotados a US$ 344 a tonelada, queda de 0,3%.