A passagem do furacão Stan pelo Golfo do México e América Central em outubro do ano passado trouxe reflexos na produção açucareira do México e da Guatemala, devido às perdas sofridas nos canaviais o ano passado, segundo informações de agências internacionais.
A produção na Guatemala prevista para a safra 2005/06 deve chegar a 1,8 milhão de toneladas de açúcar. O volume, se confirmado, é 12,7% inferior ao verificado na safra anterior, quando foram produzida 2,108 milhões de toneladas de açúcar.
Para a safra 2006/07, no entanto, as previsões são de que o país irá
aumentar a sua área plantada com cana-de-açúcar e a produção de açúcar deverá crescer 15,2%, para 2,12 milhões de toneladas. Os produtores devem recuperar a área danificada pela passagem do furacão Stan, de 16 mil hectares.
Já a produção de açúcar no México registrou até o momento uma queda de 8,27% na safra 2005/06, totalizando 5,158 milhões de toneladas, conforme dados da União Nacional de Trabalhadores de Cana.
A entidade estima para o fim da safra uma produção entre 5,2 milhões e 5,4 milhões de toneladas, o que representa uma redução em relação à previsão inicial da entidade, de uma produção próxima a 5,6 milhões de toneladas de açúcar. Conforme a União, a passagem do furacão Stan provocou perdas na região de Veracruz – principal área de produção canavieira do México.