Mercado

Funcionários da Sabarálcool apostam no ensino superior

Funcionários das duas unidades da Sabarálcool (matriz e filial), estão apostando no futuro e aprimorando sua formação profissional em cursos de instituições de ensino superior. Somente na filial, são 23 pessoas que se encontram cursando uma faculdade, e 12 já formadas. Na matriz, são 14 os universitários e 25 com o diploma em mãos. Embora os números sejam pequenos frente a proporcionalidade de funcionários, a tendência é que a incidência aumente nos próximos anos.

Tânia Regina Florêncio, 20, reside em Ivailândia, está junto a Sabarálcool (matriz) como auxiliar de escritório a 1,2 ano e acaba de avançar mais um período na faculdade de economia. Cursando a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Campo Mourão, Tânia já está no terceiro ano de economia. Segundo ela, a conclusão do curso é uma forma de mantê-la no mercado de trabalho, além da possibilidade de ser promovida dentro da empresa. “Mais tarde poderei vir a me encaixar em um departamento específico da minha área”, explica.

João Daniel dos Santos Calçado, 18, auxiliar de informática da Sabarálcool (matriz) está terminando o primeiro ano do curso de Processamento de Dados, no Cesumar, em Maringá, e também acredita estar semeando as sementes para colher bons frutos no futuro. “Estou na empresa há apenas sete meses, mas penso em me preparar para melhor contribuir com a Sabarálcool”, revela. De acordo com ele, hoje, quem não tiver uma faculdade, nada significa no mercado de trabalho.

A mesma opinião tem Isanilda Salles de Cenne, 28, analista de microbiologia da Sabarálcool (filial). No terceiro ano do curso de Química Industrial, na Universidade de Umuarama, ela explica que seu objetivo é manter uma qualificação profissional para poder competir no mercado de trabalho. “Todos devem continuar estudando sempre para ter maiores e melhores chances de emprego”, sugere. No seu caso, ela diz estar se aprimorando para poder ter chances de disputar um salário ainda melhor.

De acordo com a psicóloga Dayse Eliana Vicari Rezende, diretora do Departamento de Recursos Humanos da Sabarálcool, quanto maior qualificação profissional, maior serão as oportunidades no trabalho. “A faculdade proporciona um aprendizado conjunto, entre a teoria da sala de aula e a prática do ambiente de trabalho”, explica. Segundo ela, a faculdade também proporciona a ampliação de conhecimentos e a troca de experiências de convivência. “Você pode ter um curso superior e acabar trabalhando, por exemplo, como um balconista. Mas pode ter certeza que você será o melhor balconista da empresa”, disse ela.

Banner Evento Mobile