Mercado

Fórum Nacional Sucroenergético faz primeira reunião no PR

Pela primeira vez desde que foi fundado em 2004, o Fórum Nacional Sucroenergético, integrado por entidades representativas de 14 Estados que, juntos, somam 98% da produção brasileira de etanol e açúcar, fará uma reunião ordinária no Paraná. O evento será na próxima quarta-feira, dia 22, a partir das 8h30, no Hotel Deville em Maringá.

Além de discutirem temas relacionados ao momento do setor, como a evolução da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul e no Nordeste do País, abastecimento e mercado externo, os participantes vão prestar uma homenagem ao ex-coordenador e um dos fundadores do Fórum, o paranaense Anísio Tormena, falecido em maio.

Entre os confirmados está o presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), de São Paulo, Marcos Sawaya Jank.

Atualmente presidido pelo mineiro Luiz Custódio Cotta Martins, o Fórum reúne-se uma vez por mês em Brasília. Segundo o secretário executivo Pedro Luciano Oliveira, a atividade sucroenergética está presente em praticamente todos os Estados, “desde o Rio Grande do Sul ao Amazonas”. No entanto, só São Paulo detém metade da área cultivada com cana no Brasil – 4,4 milhões de hectares -, seguido de Minas Gerais (706 mil) e Paraná (613,7 mil). A safra brasileira do ciclo 2010/11, cujos números foram divulgados no início do mês, é prevista em 630 milhões de toneladas de cana, um recorde.