Quem visitar o 14º Congresso Internacional de Tecnologia da Mobilidade promovido pela SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), vai presenciar as últimas novidades tecnológicas e tendências usadas nas indústrias automotiva e aeronáutica. O evento – o segundo maior do mundo – termina nesta quinta-feira, no Transamérica Expo Center, das 12h às 21h. A entrada é franca. A expectativa da SAE Brasil é receber 10 mil pessoas durante os três dias de exposição, cujo espaço conta com 92 estandes – de montadoras a empresas de autopeças, passando por fornecedores da Embraer.
O número de visitantes previsto para esta edição é 25% maior que o registrado em 2004, que teve a visita de 8 mil pessoas. A quantidade de expositores também aumentou. O evento conta com 13 novos participantes. Além do seminário, do qual participaram os presidentes da GM, Ray Young, e Fiat, Cledorvino Belini, serão promovidos 24 fóruns e painéis.
Os principais temas discutidos estão focados na tecnologia Flex – bicombustível – e as novas normas e tecnologias de motores movidos a diesel com menor emissão de poluentes. No setor aeronáutico, destaca-se o uso do álcool na aviação brasileira. Entre as novas tecnologias está o sistema tricombustível – gasolina, álcool e GNV – controlado de forma integrada e desenvolvido pela Delphi. Atualmente, os veículos Flex passam por adaptações para receber um kit para o gás.