Mercado

Fornecedores de cana continuam confiantes

Os resultados da quarta rodada da pesquisa que mede o Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS), elaborado pela AgroFEA Ribeirão Preto, em parceria com a Multiplus Feiras e Eventos e com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) com o intuito de acompanhar a evolução da expectativa do setor, apontam que os fornecedores ainda estão confiantes. O resultado teve nova queda em seu valor na quarta rodada realizada em agosto, se comparado com a terceira rodada, que ocorreu em junho de 2011, mas o clima ainda é de otimismo.

O índice apresentou uma diminuição de 0,10 pontos, caindo de 0,62 para 0,52 em agosto. “Embora tenha apresentado redução significativa em relação às rodadas anteriores, esse resultado mostra que os empresários apresentam um certo grau de confiança com relação aos próximos meses apesar das condições atuais relativamente desfavoráveis”, esclarece Maurício Jorge Pinto de Souza, um dos coordenadores do estudo.

O ICFSS apontou ainda que a confiança das indústrias fornecedoras foi inferior à confiança do empresariado industrial em geral, medido pela CNI, cujo índice foi de 0,56. O indicador das Condições Atuais apresentou a maior variação dentre os indicadores, retraindo de 0,55, na terceira rodada de entrevistas para 0,47, no mais recente levantamento.

De acordo com o Maurício, esse resultado das condições atuais é justificado em função da quebra da safra que atingiu diretamente o produtor e as usinas. “Como efeito indireto, esta quebra contribuiu para adiar projetos e reduzir demandas por equipamentos e serviços, afetando assim todo o desempenho da cadeia no período”, avalia o professor.