A exportação de equipamentos para o mercado sucroenergético se tornou um dos principais focos de empresas brasileiras que vislumbram uma forma de driblar a estagnação do segmento brasileiro. Prova disso, é que a Equilíbrio, fabricante de peneiras rotativas, ventiladores industriais e telas de ranhura contínua em aço inox, nos últimos três anos, registrou uma alta significativa no volume de negócios com outros países. “Praticamente dobramos nossas exportações. A expectativa para esse ano é elevar em até 15% as vendas para esse mercado”, diz .
A fim de se adaptar a essas mudanças, a empresa também teve que se estruturar. Segundo Mendes Júnior, o mercado externo possui uma demanda por equipamentos com alta eficiência e valorizam produtos com tecnologia de ponta. “Neste sentido, modernizamos toda nossa produção equipando nossa estrutura fabril com o que há de mais novo em máquinas no mercado mundial”, comentou.
Além disso, o diretor explicou que toda a estrutura física e também intelectual da Equilíbrio sofreram adaptações.
De acordo com Mendes Júnior, o fato é que, as turbulências da economia brasileira acabaram contribuindo, de certa forma, para uma estruturação da empresa em tecnologia, qualidade de produtos e atendimento, beneficiando, assim, ambos os mercados.