O destaque do primeiro dia da ForInd 2008, que acontece em Sertãozinho, SP, foi o I Fórum do Setor Metal-Mecânico e Sucroalcooleiro, promovido pelo Sebrae-SP. O encontro reuniu representantes de pequenas e médias empresas de Sertãozinho e região para discutir o crescimento do setor em pólos do interior paulista, além da importância da capacitação e organização das empresas para acompanhar o crescimento da indústria sucroalcooleira.
O presidente do Ceise-Br, Mário Garrefa, abriu o programa com dados sobre o setor metal-mecânico de Sertãozinho e Piracicaba, grandes pólos paulistas de tecnologia. “Em 10 anos, de 1996 a 2006, Sertãozinho registrou um crescimento industrial de 66%, sendo que o ramo metalúrgico cresceu 50% e o mecânico atingiu o alto índice de 230%. Piracicaba também teve ótimos números, com a metalurgia expandindo 60% e a mecânica 100%”, disse.
O gerente do Sebrae – regional de Ribeirão Preto, Rodrigo Matos de Carmo, falou sobre a necessidade do crescimento da indústria ser acompanhado da organização setorial e da capacitação das empresas.
O Sebrae-SP desenvolve em Sertãozinho o projeto Metaltec, que reúne pequenas e médias empresas em programa de capacitação de gestão para melhoria de serviços e produtos, visando a maior competitividade e conquista de novos mercados. Na palestra, Rodrigo Matos afirmou que a primeira etapa do projeto será concluída em agosto de 2008.