Com a saída completa da área de varejo e a concentração na venda de grandes volumes de álcool e açúcar, a Copersucar inicia um projeto de crescimento da base industrial. Com 91 associados e 31 unidades de produção de açúcar e álcool, a cooperativa começa a desenhar o modelo empresarial que determinará os critérios para incorporação de novos associados e a forma de operação no mercado mundial. Para isso, a empresa contratou uma consultoria de marketing industrial, a JCTM.
Temos interesse em crescer, mas temos que desenhar um modelo para esse crescimento e a partir de então incorporar novas associadas que tenham afinidade com esse pensamento, afirma Hermelindo Ruete de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Copersucar.
Parte da estratégia comercial da cooperativa está definida.
Dois terços das vendas da empresa são feitas diretamente com clientes finais. O restante é negociado com intermediação de tradings, mas com uma diferença.
A Copersucar acompanha a negociação até o destino. A idéia é evitar a venda de produto para que fiquem sendo transacionados no mercado mundial.
Agora, com as operações de atacado, os investimentos privilegiarão idéias capazes de agregar valor às commodities, de álcool e açúcar. A operação logística faz parte. Investiu R$ 250 milhões em negociações para colocar os produtos na ferrovia e já faz operações completas de exportação, até a entrega do produto no porto indicado pelo cliente.A.B.
HISTÓRIA DA CIA. UNIÃO
Empresa reuniu refinadores no Brasil
1910: Os irmãos Giusepppe e Nicola Puglisi Carbone fundam a Companhia União de Refinadores. Emseguida, entram em café.
1939: A Companhia União compra a Açucareira Santista S.A., em Santos. A unidade refinava o açúcar cristal do Nordeste.
1973:A Copersucar compra a Companhia União dos Refinadores.
2000: A Sara Lee compra as operações de café.
2005: Venda da marca União para a Nova América. Copersucar foca em grandes volumes.