Mercado

Flórida pode receber álcool brasileiro

As possibilidades de integração energética entre Brasil e Estados Unidos foram analisadas ontenm, em Miami, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o governador do estado da Flórida, Jeb Bush, irmão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. “Estamos trabalhando em busca de um acordo. A idéia é uma grande associação entre EUA e Brasil, que leve a uma nova visão de agroenergia, que poderia ser desenvolvida com projetos na Colômbia, Argentina, Peru, Bolívia, e países centro-americanos”, disse Rodrigues no final do encontro.

O ministro brasileiro especificou que os dois países estão trabalhando em “uma visão de longo prazo, em integração baseada na agroenergia”. “Os EUA e Brasil, pela extensão territorial, têm o objetivo de se associar para implementar esta nova era na história”. “A idéia geral é criar uma nova linha de energia no mundo, baseada na agricultura, porque cada país pode ser seu próprio fornecedor de energia, gerar empregos e, sobretudo , porque é ambientalmente mais correto”, afirmou.

O governador Bush, por sua vez, expôs a proposta intitulada “Um enfoque hemisférico para o álcool”, que inclui a iniciativa de “bombear 15 bilhões de galões (cerca de 60 bilhões de litros) anuais de álcool no mercado até 2015”, segundo a ALCA-Flórida, entidade que promoveu o evento.

Jeb Bush ressaltou a necessidade dos EUA reduzirem sua dependência das importações de petróleo, mediante a diversificação dos combustíveis o que, segundo disse, deve ser obtido por meio de um aumento na produção de álcool, a criação de novas fontes de produção nacional e o aumento na importação de provisões internacionais de produtores de grande volume, como o Brasil.

O Brasil é o principal produtor e exportador mundial de álcool com base na cana-de-açúcar, com uma produção anual de mais de 17 bilhões de litros. Em 2005, 2,6 bilhões de litros foram exportados, a maior parte para os Estados Unidos e a Europa.

Primeiro produtor de álcool derivado do milho nos EUA, a Flórida poderia se transformar em centro de produção de álcool com base na cana de açúcar, já que também é o primeiro produtor de cana do país.