Os 22 veículos fabricados em 2009 que menos emitem poluentes e gases de efeito estufa são flex (movidos a álcool e a gasolina) e ficam nas faixas de potência que vão de 1.0 cm3 a 1.8 cm3. O ranking foi divulgado nesta terça-feira (01) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Contém 402 modelos de carros, sendo 343 nacionais e 59 importados. Somente os carros com opção pelo etanol tiveram a nota máxima (5), visto que a emissão do gás carbônico (CO2) por esse combustível é compensada pela absorção do gás feita pela cana-de-açúcar durante o processo de crescimento.
Assim, considera-se que o veículo movido a álcool, um combustível renovável, tem suas emissões neutralizadas, norma criada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao contrário do primeiro ranking divulgado pelo Meio Ambiente em setembro, relativo a carros fabricados em 2008, desta vez o governo não dividiu os veículos entre os que mais emitem gases poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio) e gases de efeito estufa, o dióxido de carbono ou gás carbônico.
Como da vez anterior houve reclamação por parte dos fabricantes de veículos e de etanol, que consideraram o método errado, o governo criou um grupo de trabalho constituído pelo MMA, produtores de álcool, Petrobrás e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles ficaram encarregados de criar uma nova forma de avaliar a emissão de poluentes e de gases de efeito estufa pelos veículos. Entenderam que a forma mais correta seria encontrar os que se saem melhor nos dois aspectos. Assim foi feito.
“Achamos que o modelo de avaliação ficou bem melhor, porque traduz o que cada carro emite, tanto na parte relativa à poluição, que é prejudicial aos nossos pulmões, tanto na que trata dos gases de efeito estufa, que podem comprometer o futuro do planeta”, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc durante a divulgação do ranking. “Os critérios ficaram mais rígidos. Podemos dizer que depois dos testes os carros brasileiros podem ser considerados de muito boa qualidade”, avaliou Márcio Veloso, diretor do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconvi) do Ibama.
Com as mudanças na forma de aferir os veículos que menos poluem e menos emitem gases de efeito estufa, os de motor de 1.0 cm3 se destacaram. Entre os 22 que tiraram a nota máxima, oito são 1.0, a menor potência dos veículos fabricados no País. Em segundo lugar apareceram os 1.8, com seis exemplares, seguidos de cinco 1.6 e três 1.4. Somente cinco fabricantes tiveram os carros com a nota máxima: Fiat, Ford, GM, Citroën e Volkswagen. (João Domingos – AE)