Mercado

Fim de safra chega mais cedo para usina pernambucana

Solenidade de reabertura da Coaf
Solenidade de reabertura da Coaf

A seca que atingiu nos últimos meses a região da Zona da Mata do Estado de Pernambuco, causando uma crise hídrica na região fez com que as usina Coaf, antiga Cruangi, que tinha previsto moer 450 mil toneladas de cana até janeiro de 2017, encerrasse a moagem da safra antecipadamente. A unidade produtora irá parar as moendas hoje (13), com 344 mil toneladas de cana-de-açúcar.

Embora, a unidade industrial obtivesse aumento de 18% na moagem em comparação a 2015, atingindo 344 mil toneladas, houve a frustração de produção frente à previsão de 450 mil toneladas para esta safra. A usina foi reaberta em 2015

Números

A moagem na usina Coaf produziu 28,7 milhões de litros de etanol nesta safra 2016/2017. A unidade destacou-se por pagar o maior ATR de todas as usinas do Estado. O ATR é uma taxa que mede o nível de sacarose da matéria prima – indicador responsável por definir o preço da cana. O valor médio pago aos fornecedores de cana foi de R$ 147 por um quilo de ATR. Nenhuma outra usina alcançou este percentual médio, de acordo com informações da diretoria da empresa.