Mercado

Fiesp e secretarias de SP criam câmara para desenvolvimento do gás natural

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e as secretarias de Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Energia e Recursos Hídricos anunciam nesta terça-feira, dia 15 de março, a criação da “Câmara de Energia: Gás para o Desenvolvimento de São Paulo”.

A iniciativa prevê o estabelecimento de ações conjuntas para promover e intensificar o uso do gás natural pelas indústrias instaladas no estado, visando a diminuir os custos operacionais e o aumento da competitividade do setor industrial.

A câmara conta também com a participação das três distribuidoras que atuam no mercado estadual: Comgas, Gas Brasiliano e Gas Natural. As instituições explicam que a criação da câmara ganhou força após as novas perspectivas para o mercado de gás natural no país, com a descoberta de reservas de gás na bacia de Santos (SP).

Segundo a Fiesp, novas análises da Petrobras apontam que as jazidas na bacia chegam a 419 bilhões de metros cúbicos de gás natural, montante suficiente para triplicar as atuais reservas nacionais.

Uma das preocupações da federação é a discussão do marco regulatório do setor de gás natural, a fim de atender as necessidades dos diversos segmentos e processos industriais. Entre os aspectos que merecem atenção, a instituição destaca a abrangência dos sistemas de transporte e distribuição e o preço do combustível que será fornecido ao parque industrial.