Mercado

Fermentação etanólica é tema de curso na Unesp de Rio Claro

O Departamento de Bioquímica e Microbiologia Aplicada do Instituto de Biociências Unesp de Rio Claro realizará, de 9 a 13 de fevereiro, o III Curso de Monitoramento Teórico e Prático da Fermentação Etanólica.

Desenvolvido em parceria com o Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconômica Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o curso é voltado para os profissionais das áreas de controle microbiológico e fermentação das usinas do setor socroenergético.

A proposta do curso é aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais ligados à área de fermentação etanólica através de técnicas apropriadas, garantindo maior rendimento, produtividade, produção e, conseqüentemente, maior lucratividade para a unidade industrial.

A programação do curso envolve atividades práticas em laboratórios e teóricas, com a realização de duas palestras diárias que discutirão temas como: a indústria alcooleira e as perdas no processo, do campo à destilaria; microrganismos presentes na fermentação etanólica; matéria-prima e os fatores físicos que interferem na fermentação; metabolismo de carboidratos pelas leveduras e métodos de caracterização de microrganismos.

Floculação de levedura na fermentação etanólica; bioreatores e a influência na cinética fermentativa; controle microbiológico preventivo de floculação; exame das placas das bactérias; processo de sangria das leveduras; corrosão na indústria sucroalcooleira e adsorção por leveduras também serão temas tratados nos cinco dias do curso.

Ainda há vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], pelos telefones (19) 3526-4184, (19) 3526-4199, (19) 9787-4116 ou no site www.rc.unesp.br.