– Quando a seca chega, a primeira pessoa atingida é o fornecedor de cana – lembrou o presidente da Feplana (Federação dos Plantadores de Cana-de-açúcar do Brasil), Antônio Celso Cavalcanti de Andrade, ao receber em nome da instituição que preside o Prêmio MasterCana Nordeste 2005, na categoria Destaque institucional do Ano.
Os Sindaçúcar de Alagoas e da Paraíba foram as outras instituições premiadas nesta categoria. A entrega do Prêmio MasterCana Nordeste aconteceu na última quinta-feira, 24 de novembro, no Centro de Recepções Personnalité, no Recife, PE. Foi realizado pela empresa ProCana Informações e Eventos.
Em rápido e improvisado discurso, Antonio Celso pediu apoio governamental e dos produtores aos fornecedores de cana. Em sua opinião, o governo deve ajudar no combate à seca e os empresários das usinas e destilarias na revisão do preço pago à cana.
“Se um dia a cana falir, o nordeste brasileiro fatalmente se tornará uma segunda Biafra no mapa do mundo”, afirmou Antonio Celso, lembrando a região africana que na década de 70 passou por uma grave fome com morte de milhares de pessoas, incluindo crianças.
O Prêmio MasterCana Nordeste também homenageou as empresas fornecedoras de serviços, produtos e equipamentos para o setor sucroalcooleiro (conheça os ganhadores no site www.mastercana.com.br) .