Mercado

Feplana considera Alckmin como ponte do governo em defesa do agro

Quando governador, ele sempre mandou reintegrar todas as áreas que eram invadidas, diz entidade

Feplana considera Alckmin como ponte do governo em defesa do agro

Em reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na terça-feira (16), com a presença de mais de 80 deputados federais e senadores, o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB) mostrou estar em sintonia com vários ideais do agro.

Consultado pelos parlamentares sobre invasões de terra e o Plano Safra, o ex-governador paulista pelo PSDB à época manteve posição contrária a invasão de terras privadas produtivas e públicas.

E lembrou da convergência de interesses do agro e o desenvolvimento da reforma agrária. A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), presente na reunião e que considera a FPA como o instrumento de diálogo com o governo, classifica Alckmin como o gestor capaz de construir pontes com a agropecuária.

LEIA MAIS > PhD em ciências do solo destaca a cana regenerativa no CANABIO23

“A FPA favorece os diálogos voltados ao desenvolvimento do agro e o faz quando nos aproxima do vice-presidente, cujo mostrou sintonia e muita produtividade nas posições apresentadas”, diz Paulo Leal, presidente da Feplana. Na questão da CPI do MST, Alckmin lembrou quando governador sempre mandou reintegrar todas as áreas que eram invadidas.

O presidente da FPA, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) sinalizou que no governo atual há divergências de idéias e ideais com produtores agropecuários, mas questões ideológicas devem ficar dentro do Congresso Nacional, local de embate político em defesa do segmento.

Questionado por vários parlamentares, a exemplo da senadora Tereza Cristina (MDB-MT) e dos deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Sérgio Souza (MDB-PR) sobre a falta de estimativa de recursos e taxa de juros do Plano Safra, Alckmin reforçou o apoio aos pleitos do agro e disse que confia no ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, cujo já está trabalhando para o lançamento do plano.