Fornecedores de cana-de-açúcar associados à Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul) receberam nesta quinta-feira (4), em Sertãozinho, SP, os certificados de adesão ao Protocolo Agroambiental, que prevê a antecipação do fim da queima da palha da cana para 2014, em áreas mecanizáveis.
A entrega do documento aos produtores foi feita pelos secretários de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, e de Meio Ambiente, Francisco Graziano, durante a reunião anual da Orplana, no teatro municipal de Sertãozinho, como parte da programação da Fenasucro&Agrocana 2008.
O protocolo ambiental do Governo do Estado em parceria com as usinas prevê para 2014 o fim das queimadas em áreas onde a colheita mecanizada é possível. Para o canavial não mecanizável, com declive acima de 12 graus, o prazo é 2017. Estas áreas representam aproximadamente 7% do total.
Na safra 2008/09 da região Centro-Sul, pelo menos metade da cana está sendo colhida mecanicamente. Uma colheitadeira substitui cerca de 80 homens e o custo de operação é cerca de 20% menor.