Uma nova Barra Chata Esteira, desenvolvida especialmente para utilização em equipamentos de usinas sucroalcooleiras, foi lançada pela ArcelorMittal Aços Longos, na Fenasucro&Agrocana, que termina hoje (5) em Sertãozinho, SP.
A barra é usada em equipamentos como mesa alimentadora, esteira para transporte de cana, arraste entre moendas, arraste de cinzas da caldeira e em outros equipamentos onde a resistência ao desgaste seja necessária. Apresenta uma camada com dureza superficial em uma de suas faces, obtida através de um processo de têmpera por indução.
De acordo com a empresa, esta tecnologia prolonga a vida do produto, diminuindo a possibilidade de paradas durante a safra, o que reduz os custos de manutenção. Também há redução do desgaste por abrasão, causado pelo atrito entre os metais da barra chata e da corrente das esteiras.
Moenda
A ArcelorMittal também lançou o Eletrodo Belgo Moenda, que têm a característica de depositar gotas de solda rica em cromo e carbono. Isso confere dureza superficial e rugosidade à moenda, proporcionando melhor arraste da cana.
A moenda, um dos equipamentos que apresenta maior desgaste na produção de açúcar e álcool, sofre a abrasão com o tempo e perde eficiência no arraste da cana, gerando perda de produtividade. De acordo com o fabricante, a aplicação do eletrodo renova a capacidade de utilização da moenda e pode ser realizada com o equipamento em operação.