Formação profissional em automação e instrumentação será o tema principal do último dia (3) do III Fórum Internacional de Automação do setor Sucroalcooleiro e Alimentício, que acontece desde segunda-feira no auditório da Canaoeste, em Sertãozinho, SP. O evento, paralelo à Fenasucro&Agrocana, é coordenado pelo GINAAA (Grupo Nacional de Instrumentação de Açúcar, Álcool e Alimentos).
Novas tecnologias para o setor, empresas usuárias de automação, fomento e educação profissional são os temas debatidos no fórum, que tem como objetivo de promover um intercâmbio técnico e estratégico entre os vários players dos segmentos de açúcar, álcool e alimentos. Hoje, o evento acontece das 9h às 16h30.
De acordo com o presidente do GINAAA, Marco Antonio Alasmar, o evento busca fomentar o intercâmbio técnico entre usuários, fornecedores de equipamentos e serviços, além do enriquecimento da formação dos futuros profissionais. “Queremos, cada vez mais, aprimorar a mão-de-obra da região”.
Para o vice-presidente do Grupo, Leandro Batista Torres, o fórum busca o fortalecimento da cadeia tecnológica, além de trazer os estudantes para o debate. “Aproximar clientes, fabricantes e futuros profissionais contribui para o alto nível na formação e divulgação de tecnologia no setor”, diz.
Segundo o secretário da Indústria e Comércio de Sertãozinho, Marcelo Pelegrini, a Prefeitura está disposta a ajudar na busca de novas alternativas para capacitação profissional. “O município tem interesse em fechar parcerias com o Grupo, trazendo cursos para a cidade, formando cada vez mais profissionais na área”.
Para o diretor de Desenvolvimento Eletrônico, Digital e Sistemas da Smar, Libânio de Souza, o fato de investir em formação de profissionais faz com que a empresa cresça ainda mais. “Temos uma oportunidade única de nos fortalecer no mercado e capacidade para fornecer tecnologia para o mundo”, observa.