A XVI Fenasucro (Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira) e a VI Agrocana (Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar), realizadas de 2 a 5 de setembro no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, SP, devem gerar negócios de aproximadamente R$ 2 bilhões até o final de 2008.
A estimativa foi divulgada na tarde de ontem (9) pelos organizadores do evento, que registrou a presença de 30.278 profissionais do setor sucroalcooleiro nos quatro dias. Para o presidente do Cese-BR, Mário Garrefa, o resultado mostra que o setor está cada vez mais fortalecido. “Há muita gente interessada em conhecer o que há de mais atual em tecnologia para a produção de açúcar e álcool”, disse.
De acordo com o diretor da Multiplus Eventos, Fernando Barbosa, organizador das feiras, o público do evento é qualificado, a pedido dos expositores. “O participantes são comprovadamente ligados ao setor. Dessa forma, focamos para que as feiras tomassem um caráter ainda mais comercial, propiciando os negócios e favorecendo a economia de toda e região e do Brasil”, observou.
O evento atraiu visitantes de praticamente todos os estados brasileiros, além de estrangeiros vindos de 45 países. “Somos pioneiros nesse setor e também no da energia renovável. Recebemos pessoas com vontade de aprender conosco sobre a plantação de cana até a produção de álcool. Isso é uma honra para nós organizadores”, disse o presidente da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo.
Durante a Fenasucro & Agrocana ocorreram vários eventos paralelos. O primeiro deles, na abertura oficial das feiras, foi o Fórum Internacional sobre o Futuro do Álcool, que reuniu 400 pessoas no Teatro Municipal de Sertãozinho, com a presença de autoridades e líderes do açúcar e álcool no Brasil e exterior.
O Brasil Cana Show, organizado pela Stab (Sociedade Dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) teve o objetivo de garantir a boa recepção aos estrangeiros. Cerca de 100 visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades da Usina da Pedra, além de participar de palestras técnicas.
O Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro) realizou um seminário para discutir Gestão de RH e a qualidade da produção de etanol. A reunião anual contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas.
O MasterCana Centro-Sul, evento promovido pelo JornalCana, premiou personalidades, empresas e fornecedores do setor sucroalcooleiro numa cerimônia de gala, que reuniu mais de 450 pessoas, no Clube Vale do Sol, em Sertãozinho. O prêmio é reconhecidamente o mais importante do setor e revela, através de critérios rígidos de indicação e julgamento, os players e profissionais que mais se destacam.
Outro evento simultâneo foi a Reunião da Orplana, realizado no Teatro Municipal de Sertãozinho, onde os secretários estaduais do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e da Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho entregaram aos produtores rurais associados à Orplana os certificados de adesão ao protocolo agroambiental do Estado. A reunião contou com a presença de cerca 400 associados.
Durante a Fenasucro & Agrocana, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) também anunciou a estimativa da safra 2008/09, com a presença de 50 pessoas. De acordo com o órgão, a indústria sucroalcooleira vai moer 558,72 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um crescimento de 11,4% em relação ao ciclo anterior, quando foram esmagadas 501,54 milhões de toneladas.