Mercado

Feiras do setor movimentam mercado de trabalho

Está aberta a temporada de empregos por conta das feiras e eventos agropecuários em Ribeirão Preto e região, no interior paulista. Empresas de contrato temporário do município já iniciaram o cadastro de desempregados interessados pelas vagas, que podem durar de cinco a 10 dias e prevêem remunerações médias de R$ 150.

A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow – está prevista para ser realizada entre 28 de abril a 3 de maio, mas as sondagens em torno de trabalhadores temporários já começou. A pressa é porque a infra-estrutura do evento é específica e, assim, mais complexa do que uma feira comercial comum.

“O pessoal já vem perguntar sobre vagas”, diz Mário Candido, funcionário do Núcleo de Agronomia da Alta Mogiana, onde a Agrishow é realizada. Segundo ele, os candidatos querem qualquer tipo de trabalho, desde roçada a ajuda na pintura das dependências do local.

“Dentro de alguns dias essa área estará bem movimentada”, comenta Candido, enquanto usa enxada “elétrica” para o trabalho de capinagem na principal entrada do Núcleo.

O número de vagas temporárias na Agrishow, que chegou a três mil em 2002, deve ser ainda maior neste ano porque, conforme a Associação da Indústria de Máquinas – Abimaq – responsável pela organização – pretende incrementar a feira paralela Agrishow Pastagem e Fenação, com espaço reservado para a pecuária e duplicou o número de expositores do evento convencional. Na versão do ano passado, eles chegaram a 450. O público visitante totalizou 135 mil pessoas.

Além da Agrishow, outras feiras semelhantes serão realizadas ainda no primeiro semestre. É o caso da Agrocana 2003 – Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar, prevista para entre 17 a 20 de junho no Parque de Exposições de Sertãozinho.

A avaliação é a de que o mesmo trabalhador temporário da Agrishow poderá prestar serviços à Agrocana, devido às atividades similares.

Também em Sertãozinho, mas em setembro, ocorre a Feira Internacional do Setor Sucroalcooleiro – Fenasucro, outro evento do agronegócio que costuma recrutar pelo menos 500 funcionários durante cerca de uma semana.

Banner Evento Mobile