Mercado

Feicana/FeiBio: Serra pede "união de forças" dos usineiros

A Feicana/FeiBio 2008 – Feira de Negócios do Setor de Energia, foi aberta oficialmente nesta terça-feira (26) pelo governador do Estado de São Paulo, José Serra, em Araçatuba, SP. Na abertura, o político Tucano falou sobre investimentos do governo em estradas vicinais, em qualificação profissional e na criação de um novo centro de tecnologia. Pediu, no entanto, a ajuda de usineiros.

Na oportunidade, Serra sugeriu “união de forças” dos usineiros para que também invistam em infra-estrutura, qualificação de mão-de-obra e pesquisa para o aumento de produtividade. Para justificar seu pedido, o governador disse que São Paulo não possui mais áreas para a expansão do plantio de cana-de-açúcar. “Temos interesse em colaborar, dar apoio tecnológico e financeiro, mas queremos que os usineiros façam a parte deles”, disse Serra.

O governador disse que um quinto da área agricultável do Estado de São Paulo, o equivalente a um milhão de hectares, já é ocupado com o plantio da cana. “Agora temos que investir em pesquisas e tecnologia de produção de cana-de-açúcar e fabricação de equipamentos para aumentar a produtividade, sem prejuízos ambientais e sem necessidade de aumentar a área”.

Ao citar os investimentos do Governo do Estado para apoiar o setor sucroalcooleiro, Serra destacou que São Paulo possui a menor alíquota (12%) do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do País. Ele disse ainda que o governo pretende criar um centro de pesquisas para desenvolvimento do etanol, que poderá ser construído em Piracicaba, SP, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da iniciativa privada.

Piracicaba é considerada um centro de inteligência do setor sucroalcooleiro, por abrigar a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), além do Pólo Nacional de Biocombustíveis, criado há três anos pelo Governo Federal. O município também conta com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), mantido por 160 unidades produtoras de açúcar e álcool e que atende cerca de 12 mil fornecedores de cana.

Sobre os investimentos em infra-estrutura, Serra disse que o governo possui um cronograma de recuperação de estradas que será desenvolvido em etapas. “Nas duas primeiras fases do programa, nós vamos recuperar 1,3 mil quilômetros de vicinais, cinco das quais no município de Araçatuba. Mas a meta é recuperar 12 mil quilômetros até o final do mandato”, promete.

Serra deixou o recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, onde está sendo realizada a Feicana/FeiBio 2008, no início da tarde de ontem. O evento termina nesta quinta-feira (28) e, segundo os organizadores, deve movimentar R$ 1,5 bilhão em negócios. Pelo menos 25 mil pessoas devem visitar a feira, que acontece desde 2002 em Araçatuba.

Em vista ao município, Serra também participou das inaugurações da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araçatuba e da Escola Estadual Ari Bocuhy, do bairro Country Ville.