A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, fechou contrato com a trading ED&F Man para o transporte de 1,8 milhão de toneladas de açúcar nos próximos cinco anos. O primeiro embarque foi realizado esta semana, a partir do Terminal de Aguaí, no interior de São Paulo, para ser transportado via ferrovia até o Porto de Santos.
Com o novo contrato, a FCA espera incrementar a participação do açúcar em sua receita. No primeiro semestre de 2009, a Ferrovia transportou 645 mil toneladas do produto, volume 89% superior ao que foi transportado no mesmo período do ano passado. Em 2008, foram 904 mil toneladas de açúcar movimentadas pela FCA.
A malha da FCA representa nova opção logística para os produtores da região, permitindo o escoamento mais eficiente e seguro da carga para exportação. Este corredor logístico vai permitir a retirada de 800 caminhões por mês das estradas paulistas.
A malha da FCA corta grandes áreas produtoras de cana-de-açúcar, como o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro.
Para fazer o transporte de açúcar da ED&F Man, a FCA está modernizando 150 vagões de sua frota, que passam a circular nas próximas semanas. Além disso, está realizando também melhorias em alguns trechos de sua malha.