A Siemens Smart Infrastructure publicou um relatório intitulado “Transformação Digital, Retornos Sustentáveis: O Novo Caminho da Infraestrutura“. O relatório é baseado em uma pesquisa com 650 executivos e aponta que a falta de dados prejudica descarbonização.
A pesquisa revelou que lacunas na coleta e no uso e falta de dados são grandes obstáculos à descarbonização, apesar de 54% das empresas declararem operações maduras baseadas em dados.
O estudo destaca que informações sobre emissões, desempenho de máquinas e consumo energético ainda são insuficientes, comprometendo decisões estratégicas para eficiência e sustentabilidade.
Digitalização e IoT
O relatório “Transformação Digital, Retornos Sustentáveis” aponta a digitalização como essencial para uma infraestrutura sustentável, com tecnologias como IoT, IA e gêmeos digitais desempenhando papéis críticos.
Apesar do avanço da gestão de dados nas organizações, há uma carência significativa de informações sobre emissões, desempenho de equipamentos e consumo de energia, o que impede uma tomada de decisão mais precisa para a descarbonização.
A IA foi citada como a ferramenta mais promissora para a transição energética, com 33% dos líderes empresariais acreditando que ela terá o maior impacto nos próximos anos, auxiliando na análise de dados e otimização de processos.
A pesquisa da Siemens evidencia a necessidade de as empresas investirem em soluções digitais e na gestão de dados para alcançar seus objetivos de sustentabilidade.