Mercado

Fábricas consolidam Ribeirão Preto na liderança de postos de trabalho

As 45 fábricas de açúcar e de álcool localizadas em Ribeirão Preto e cidades vizinhas ajudaram a fazer da região a líder entre as regiões do estado de São Paulo com maior número de empregos formais. A região promoveu a contratação de 9.170 trabalhadores em 2001 e, neste ano, tem por meta o contrato formal de 3.035 pessoas. “Ultrapassaremos essa meta”, diz Paulo Cristino Silva, delegado regional da Subdelegacia do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego – MTBE.

Segundo Silva, como são grandes empregadores, as companhias do setor sucroalcooleiro ajudaram decisivamente para o desempenho positivo da região. No ranking de 2001, quando Ribeirão Preto esteve na liderança, regionais do porte de Santos, por exemplo, resultaram em 7 mil empregos formais.

O levantamento do MTE leva em conta o número de fiscais do trabalho existentes em cada uma das 24 subdelegacias regionais espalhadas pelo estado de São Paulo. Maior número de fiscais significa, oficialmente, maior vigilância para evitar o trabalho informal. A regional de Ribeirão conta com 10 fiscais para atuarem em 36 municípios. A regional de Santos dispõe de 24 desses profissionais.

Banner Evento Mobile