Mercado

Fábrica da FMC Química do Brasil comemora 11 anos sem acidentes de trabalho

Comprovando a preocupação com a segurança e saúde de seus profissionais, a FMC Química do Brasil, uma das maiores fabricantes de defensivos agrícolas do País, alcançou no mês de setembro um recorde na prevenção de acidentes de trabalho.

Certificada pela ISO 9002 desde 1.996, a FMC procura conscientizar, através de programas de treinamento e reuniões mensais, seus colaboradores sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança e também sobre quais atitudes tomar para prevenir qualquer tipo de acidente.

Para Fernando Nishimura, coordenador de engenharia e segurança da fábrica, estas atividades são muito importantes no dia-a-dia do profissional. “Existe uma conscientização muito grande por parte dos colaboradores sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e sua importância. Isso ultrapassa os portões da fábrica, o que é muito importante, pois o nosso profissional acaba levando a segurança também para dentro de casa”, explica Nishimura.

Através do envolvimento e participação de seus 70 colaboradores diretos e 50 indiretos, a fábrica da FMC Química do Brasil obteve esta marca de 11 anos sem acidentes com afastamento. Ou seja, são mais de 4.000 dias sem que qualquer colaborador seja afastado do por acidente de trabalho.

“É uma alegria muito grande passar este período imenso sem acidentes com afastamento. Isso demonstra o esforço que a FMC tem feito, é uma forma de coroar um trabalho que, acima de tudo, é uma forma de responsabilidade social”, conta o coordenador de engenharia e segurança da fábrica de Uberaba.

Recorde em produção e produtividade

Neste ano, a fábrica da FMC deve atingir outro recorde importante, o de maior produção e produtividade. Isto significa que até o fim de 2.003, serão produzidos cerca de 11 mil e trezentas toneladas de defensivos agrícolas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Além disso, o volume produzido por colaborador aumentou 15%, atingindo a marca de 290 toneladas por profissional.

Para o diretor geral da unidade, André Cordeiro, este número mostra que a união entre eficiência e segurança profissional é fator primordial para se garantir resultados como este. “Pra mim, isso representa um grande comprometimento e que estamos em linha com nossas missões. Ou seja, estamos sendo extremamente competitivos e comprometidos com a segurança e qualidade de nossos produtos e profissionais. Me sinto satisfeito e orgulhoso por tudo isso”, explica Cordeiro.

Sobre a FMC

A FMC Química – uma das 100 maiores corporações dos Estados Unidos – produz no Brasil herbicidas e inseticidas para culturas tão diversas como arroz irrigado e de terras altas (sequeiro), algodão, cana-de-açúcar, milho, soja, entre outras. A Fábrica da FMC foi construída em Uberaba (MG), em 1978, e é hoje uma das mais conceituadas no setor. Atualmente a Divisão de Produtos Agrícolas possui escritórios em Campinas (SP) e cinco centros de distribuição estrategicamente localizado em Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Ribeirão Preto (SP), Cachoeirinha (RS) e Londrina (PR), importantes pólos de produção agrícola do Brasil.

A empresa possui cerca de 350 colaboradores (efetivos, terceirizados e temporários), dos quais a maior parte atua diretamente no campo, nas principais regiões agrícolas do país, em contato direto e estreito com os agricultores e distribuidores. Com faturamento anual de US$ 117 milhões, a FMC Química é focada em nichos de mercado, nos quais a liderança se conquista por meio de investimentos em pesquisa, novas tecnologias, segurança e, principalmente, em pessoas.

Banner Evento Mobile