A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) de Ribeirão Preto, SP, promove a partir de hoje (14) o XIII ENERI (Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais), que reunirá, até domingo, especialistas das Universidades de Princeton, Stanford e Columbia, dos Estados Unidos, além de importantes entidades nacionais e internacionais.
Organizado pelos estudantes do curso de Relações Internacionais da FAAP, o evento deverá reunir cerca de 2,5 mil participantes para intercâmbio de idéias e experiências a partir de quatro diferentes áreas de estudo: Economia; Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; Política e Setor Privado nas Relações Internacionais.
Paralelo ao XIII ENERI, acontece o XIV CONOSUR (Encuentro de Estudiantes y Graduados en Relaciones Internacionales del Cono Sur). O primeiro CONOSUR aconteceu na Argentina, em 1995, e contou com 200 participantes. Ao longo de suas 13 edições, países como Colômbia, Bolívia, Uruguai e Brasil sediaram o evento, que aumentou o número de participantes para aproximadamente 1,2 mil pessoas.
“O advento da globalização associado ao inerente processo de transformação mundial nos âmbitos sociais, políticos, econômicos e culturais tem provocado uma intensa variação de assuntos discutidos na agenda internacional”, diz o Embaixador Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da FAAP.
Estão confirmadas as presenças de Robert Keohane, da Princeton University, Stephen Krasner, da Stanford University, Yoram Schweitzer, do Institute for National Security Studies de Israel, entre outros especialistas do segmento. Durante os eventos serão realizadas palestras magnas, mini-cursos, workshops, painéis de discussão e atividades culturais.
Meio ambiente
O aquecimento global, tema comum na agenda internacional, terá espaço de discussão inédito. Intitulado Comitê Especial de Trabalho sobre Aquecimento Global (Cetag), o fórum vai debater o posicionamento sul-americano em relação às questões ambientais, principalmente em virtude da conferência da Organização das Nações Unidas em Bali (Indonésia), na qual serão iniciadas as negociações de um protocolo que substitua o de Kyoto, em 2012.
O Comitê receberá como presidente de honra o Embaixador Rubens Ricupero, que lançará a elaboração de um relatório sobre “A importância de uma posição sul-americana sobre às questões relacionadas à preservação e ao aquecimento global.
As discussões diárias serão ministradas por palestrantes do calibre de Carlos Nobre, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Eduardo Viola, da Universidade de Brasília, Fábio Feldman, Consultor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fulvio Eduardo Fonseca, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Luis Gylvan Meira Filho, da Universidade de Brasília.