Mercado

Extração total depende de lubrificação adequada da moenda

O setor de extração ocupa uma posição de destaque em uma usina sucroenergética. O perfeito funcionamento deste setor é que proporciona a máxima recuperação da sacarose contida na cana-de-açúcar. Desajustes ou funcionamento inadequado implicam em que a matéria-prima, a sacarose, seja perdida no bagaço.

Um dos itens que merecem uma atenção especial na manutenção das moendas para que operem sem o risco de paradas não programadas é o Sistema de Lubrificação Centralizado.

O engenheiro Paulo Leite, diretor das empresas Dínamo e Tectrol, especializadas em automação industrial lembra os quesitos mais importantes desse sistema integrante das moendas, “A limpeza é fator primordial nos equipamentos de lubrificação. E os cuidados com a limpeza devem começar no momento da parada do equipamento para manutenção. Antes de desmontar quaisquer itens como tubos, conexões, válvulas, bombas, entre outros, devemos limpar toda a área ao redor dos mesmos para evitar possíveis contaminações com resíduos indesejáveis”.

A matéria completa você acompanha na edição 239 do JornalCana.

img9526