Mercado

Exportações têm início em Natal (RN)

Os embarques de açúcar potiguar voltado para as exportações tiveram início esta semana com a chegada do cargueiro cipriota Bulk Sapphire. A embarcação deverá transportar cerca de 14 mil toneladas de açúcar rumo à Nigéria. A expectativa dos exportadores é de que as vendas externas ao longo da safra 2003/2004 cheguem a aproximadamente 70 mil toneladas. O Rio Grande do Norte deverá produzir cerca de 2,8 milhões de toneladas de cana.

Em Pernambuco, o Sindaçúcar/PE – Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool avalia que as exportações devam alcançar as 600 mil toneladas. O estado tem a Europa como o seu maior mercado internacional. As vendas para o mercado norte-americano são estimadas em aproximadamente 60 mil toneladas.

Em Alagoas, segundo o presidente do Sindaçúcar/AL, Pedro Robério de Melo Nogueira, as exportações de açúcar e álcool estaduais devem representar cerca de cerca de 50% da receita prevista para esta safra, que é estimada em R$ 1,8 bilhão. O volume de álcool negociado no mercado internacional deverá se situar entre 50 e 60 milhões de litros enquanto o açúcar deverá registrar a comercialização de 1,5 milhão de toneladas. O açúcar é responsável por 89% da pauta de exportações estadual e tem na Rússia o seu principal mercado.

Banner Evento Mobile