Mercado

Exportações e bolsa de NY sustentam preços domésticos do açúcar

Os preços do açúcar no mercado doméstico continuam sustentados, mesmo com a entrada da nova safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do país. As cotações estão encontrando suporte com a valorização da commodity na bolsa de Nova York e o bom desempenho das exportações brasileiras.

Na sexta-feira, dia 30 de julho, a saca de 50 quilos fechou a R$ 29,37, no mercado paulista, com variação positiva de 2,6% sobre a semana anterior, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Em 30 dias, os preços do açúcar no mercado interno acumulam valorização de 27%. O bom desempenho das cotações no Centro-Sul reflete a demanda pelo açúcar no mercado externo, o que ajuda a sustentar os preços no país, segundo o Cepea.

As negociações do produto no mercado interno continuam lentas, sem muito interesse da ponta compradora.

A valorização dos preços do açúcar no mercado internacional também ajuda a dar suporte às cotações no país. Na sexta-feira, dia 30, os contratos de outubro fecharam a 8,28 centavos de dólar por libra-peso, na bolsa de Nova York. Os contratos de março de 2005 encerraram o dia cotados a 8,72 centavos de dólar por libra-peso na bolsa americana.