As exportações de açúcar no Centro-Sul do Brasil devem crescer na safra 2004/05, de acordo com a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica).
A expectativa é de que os embarques de maio de 2004 a abril deste ano alcancem volumes entre 13,6 milhões de toneladas a 14 milhões de toneladas. Na safra passada, as exportações atingiram 11,8 milhões de toneladas na região.
Os volumes embarcados entre maio do ano passado a janeiro deste ano superam em 1,4 milhão de toneladas os embarques entre maio de 2003 e janeiro de 2004, de acordo com a Unica.
Nas últimas semanas, as vendas de açúcar no mercado externo estão pagando melhor que os negócios fechados no mercado interno, segundo a Job Economia e Planejamento. Na semana passada, as exportações remuneram até 5% mais que as vendas internas, com um dólar médio de R$ 2,58.
Contudo, na paridade com o álcool, o açúcar remunera menos. Os negócios com álcool anidro remuneram 11% que o açúcar no mercado interno. Com o tipo hidratado, a remuneração é 6% maior comparado com o açúcar.