Mercado

Experiência bem sucedida de alimentação do trabalhador rural tem espaço na Infocana

Todo dia a cozinha industrial da Usina Santa Adélia (Jaboticabal – SP) tem muito trabalho desde muito cedo. É que além de produzir a alimentação dos trabalhadores das áreas administrativa e industrial, tem também que preparar os marmitex para os trabalhadores rurais, que recebem no campo a comida quente. E não é só isso. O controle é feito por nutricionistas com cardápio balanceado que inclui arroz, feijão, carne (branca e vermelha alternadamente), legumes, verduras, doce e frutas. Para manter o programa, um caminhão foi preparado para levar a comida quente para os trabalhadores rurais, que contam ainda com água gelada. É apenas um dos programas sociais da Santa Adélia, segundo o gerente de recursos humanos, Leonildo Damião, que também coordena outras iniciativas de saúde, educação, profissionalização e assistência social.

A Santa Adélia é um dos casos de empresas do setor com projetos nas áreas de educação, segurança, medicina do trabalho, relações sindicais, treinamento e desenvolvimento de pessoal, cargos e salários, e o serviço social e benefícios favorecendo todos. São características comuns até pouco tempo apenas nas organizações urbanas, mas agora também fazendo parte do novo perfil da agroindústria canavieira, que incorpora a modernidade não apenas para enfrentar a competitividade do mercado, mas também para valorizar a mão-de-obra como patrimônio estratégico.

Na InfoCana, a “Experiência bem sucedida no programa de alimentação do trabalhador rural” será apresentada por

LEONILDO DAMIÃO DE SOUZA, gerente de recursos humanos e LILIANA JESUS FRANCOLIN ZUCULO, supervisora do Restaurante, ambos da Usina Santa Adélia. A participação da Usina Santa Adélia acontece no dia 18 de setembro no já tradicional Simpósio do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, que apresenta ainda palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano; e de GILBERTO DIMENSTEIN, um dos jornalistas mais premiados internacionalmente do País, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo, que vai detalhar o tema “A qualidade de vida do Profissional do Futuro”.

No mesmo dia, o Simpósio do Gerhai aborda outros temas atuais sobre gestão de pessoas. O presidente do Grupo Nova América, ROBERTO REZENDE BARBOSA, vai abordar “Cenários e tendências na gestão de pessoas na agroindústria canavieira”. Da Usinas Itamarati, OLIMPIO COLLAÇO ALBERTON, diretor agrícola, e JOSÉ DARCISO RUI, Gerente/Consultor de Recursos Humanos, vão falar sobre “Os expressivos resultados do programa de alimentação quente no campo”.

A InfoCana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros, e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de congresso e feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz grandes nomes da área de gestão, em painéis específicos sobre os temas: Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os palestrantes exclusivos estão:

OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”; ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”; PLINIO NASTARI, presidente da Datagro, “Cenários e Tendências de produção e preço para as safras 2003/4 e 2004/5”; ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação, abordando “Crescimento Planejado – Aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras”.

CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”; JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool, “Como elaborar um bem sucedido planejamento comercial, utilizando-se dos diversos mecanismos de comercialização nos mercados interno e externo – Spot e Futuro”; JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968.4010.