Mercado

Exemplo é a solução "Não precisamos quebrar para acordar"

Desde 1999 a Coproverde, na pessoa de Hélio Belai como presidente desta ong, vem lutando com o objetivo de divulgar o combustível ecológico ( álcool ), mais especificamente nas unidades industriais e administrativa das usinas, justificando que o primeiro passo para o cliente adquirir carro à álcool é o nosso exemplo. Infelizmente esta pesquisa nos mostra um quadro negativo sobre o setor.

 Proprietários de usina usando outro combustível;

 Diretores e gerentes usando outro combustível;

 Funcionários usando outro combustível;

 Fornecedores usando outro combustível;

 Organizadores de cursos e eventos do setor que nem sequer deixa distribuir adesivos com a frase “ PROTEJA O MEIO AMBIENTE USE CARRO À ÁLCOOL”;

 Organizadores de eventos que não permite espaço para divulgar o álcool, e nem colocar banners com a frase acima descrita.

Enfim, o que está sendo feito para nossos diretores, colaboradores e fornecedores usarem carro à álcool ?

Precisamos reprimir sistematicamente os falsos parceiros que não querem relações sociais ou comerciais com o setor, quando fizermos isto, o setor vai começar a sobressair. Se os que trabalham no setor não possuir confiança, como iremos justificar para os demais a confiarem?

Precisamos fazer alguma empreendimento de conscientização nas usinas no sentido de incentivar os nossos colaboradores a usarem carro à álcool, divulgado-os em sua cidade, escolas etc., conforme a Coproverde vem fazendo no Mato Grosso e passando a técnica para demais usinas nas palestras que são ministradas em grandes instituições como; UDOP, Fermentec, STAB, Alcopar e Sindalcool – MT etc., inclusive no início do mês de fevereiro, o Sr. Helio Belai visitou a Usina Nova América, no encontro do grupo de Motomecanização, onde é composto por mais de trinta usinas, repassando o método ao grupo.

Notamos que sempre após uma derrota ocorre a reabilitação, foi o que aconteceu com o Japão e outros países que hoje são desenvolvidos.

O setor sucroalcooleiro precisa de uma mudança geral para resolver os problemas em comum acordo.

Nestes cinco anos diante dos trabalhos realizados frente á Coproverde, fizemos pesquisas de campo em mais de 40 usinas, em diversos Estados do País como, São Paulo, Minas Gerais, Paraná , Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os resultados não foram satisfatórios, para ser mais objetivo e claro, vejo que somente com prejuízo do setor é que vamos irá acordar.

Verificando dentro do próprio setor, pessoas que não se compromete com a reativação do mesmo, inclusive encontrei em algumas usinas, diretores e gerentes usando camionete D-20 , que é de combustível do concorrente, ou seja, deixa de comprar o álcool que hoje esta sendo vendido a R$ 0,40 centavos, que por ele mesmo fabricado e usa combustível do concorrente . Isto nos reflete uma imagem que não há nenhum comprometimento para mudarmos esses quadro.

Das Usinas visitadas, encontramos somente 48% comprometida em reativar o setor.

Portanto, eis alguns procedimentos para levantarmos o Setor Sucroalcooleiro urgente;

1. Funcionários de usinas só usarem carros a álcool;

2. Fornecedores só usarem carro a álcool;

3. Mobilizarmos os parentes de funcionários a usar somente carro a álcool;

4. Custear a transformação do carro a álcool regionalmente no sentido de aumentar a frota movida á combustível verde;

5. Montar células de conscientizacão em todas as usinas, fazendo palestras na região conforme modelo adotado pela Coproverde no MT;

6. Usar marketing a custo zero( uso de brindes escrito “Proteja o meio Ambiente, use carro a álcool” conforme adotado pela Coproverde;

7. Associar-se a imagem de usineiro a responsabilidade social, conforme método Coproverde, que hoje tem aproximadamente 150 alunos estudando computação a preço de custo e deficiente físico gratuitamente.

A Coproverde na pessoa de Helio Belai, aproveita o encejo para parabeniza-lo os dirigentes de algumas instituições, pelo apoio concedido, e que acima de tudo, tem acreditado em nosso trabalho com intuito de melhorias ao setor sucroalcooleiro, onde sem essas instituições o nosso trabalho seria pouco representativo.

Não podemos deixar de citar pessoas que apoia a Coproverde diretamente nesta missão, pois sempre que preciso, tem me liberado para promover palestras, doando tempo e espaços da Coprodia etc., são eles;

 Onivaldo Fernandes ( Gerente Industrial – Coprodia )

 Carlos Diogo ( Diretor Comercial – Coprodia)

 Luiz Loro ( Diretor – Coprodia )

 Pedro Krampe (Diretor Secretário – Coprodia )

 Mildo Minosso ( Presidente – Coprodia)

Como também não poderia deixar de citar algumas entidades que nos tem apoiado diretamente e indiretamente;

 Piero ( Presidente Sindalcool /MT );

 Humberto Carrara (Presidente do Grupo Motomecanização);

 Luiz Antônio Carnielli (Presidente do Grupo de Gestão Agroindustrial – GEGIS);

 Jose Roberto ( Diretor – Agrosuinos);

 Flávio de Oliveira ( Gerente – GE Betz).

Sugestões: [email protected] – fone: (65) 311 2000 ramal 251 Hélio. “ Obrigado aos que nos apoiam , vocês fazem o futuro do setor e do Brasil”.