Os aumentos nos preços de excursões e do álcool combustível foram os principais responsáveis pela aceleração da inflação do município de São Paulo nos últimos 30 dias.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP) ficou em 0,46% na primeira quadrissemana de janeiro –período de 30 dias até 7/01–, superior ao índice registrado em igual período do mês passado (+0,18%) e no fechamento de dezembro (+0,29%).
Se não fossem os avanços nos preços das excursões e do álcool combustível, a inflação dos últimos 30 dias teria ficado em 0,29%. Ou seja, apenas estes dois itens, que subiram 14,02% e 10,95%, respectivamente, foram responsáveis por mais de um terço da inflação do período.
Com o aumento nos preços dos pacotes de viagens, a inflação do grupo Despesas Pessoais quase dobrou entre o final de dezembro e a primeira divulgação deste ano. Passou de 0,65% para 1,21% e teve o maior impacto positivo no IPC-Fipe.
A segunda maior contribuição veio de Transportes, que apresentou aceleração de 0,71% para 0,80%, por conta do aumento do álcool.
No caso dos preços de excursões, entretanto, a alta é sazonal e influenciada pelo período de férias escolares.