A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza na quarta-feira, 30 de agosto, em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Biocombustível, que tem o objetivo de avaliar e discutir as oportunidades para o País neste setor. O evento vai abordar, entre outros temas, a inserção da agroenergia no cenário econômico brasileiro, os aspectos sociais e ambientais do uso dos biocombustíveis.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará do encontro, que terá também palestra da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Ele falará sobre o Programa Nacional do Biodiesel, criado em 2003 pelo governo federal. O evento vai homenagear o professor Expedito Parente, pioneiro no desenvolvimento da pesquisa sobre biodiesel no País. Para o presidente da CNI, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, que é o idealizador do encontro, está claro que nos próximos anos a expansão do mercado de biocombustíveis pode contribuir para a expansão do parque industrial brasileiro, com geração de renda e criação de milhares de postos de trabalho.
A programação inclui a realização de um debate, com o tema “O Biocombustível como oportunidade de negócios no Brasil”, que terá a coordenação do diretor da CNI, Alexandre Furlan. Os debatedores serão: Maria das Graças Silva Foster, presidente da BR Distribuidora; Afonso Lopes, professor da Unesp; Napoleão Esberard de Macedo, da Embrapa; Francisco Ourique, diretor comercial da Brasil Ecodiesel e Leocadio de Almeida Antunes Filho, diretor-superintendente do Grupo Ipiranga. O professor da Universidade de São Paulo, Miguel Dabdoub, fará a palestra “Perspectivas da Agroenergia no Século 21”.
O evento é voltado a representantes da indústria, produtores de biocombustíveis, pesquisadores, investidores do setor de energia, técnicos do governo e da iniciativa privada, produtores rurais e de cooperativas, entre outros.