Mercado

Evento do Instituto Agronômico avalia qualidade das análises de solo

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade das análises de solo e a uniformização de métodos e procedimentos ligados a essa atividade, o Instituto Agronômico (IAC) – órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – está realizando hoje, 21 de fevereiro, em Campinas, SP, a 21ª Reunião Anual do Programa de Controle de Qualidade – Ensaio de Proficiência IAC para Laboratórios de Análise de Solo para Fins Agrícolas.

O foco do evento é o aprimoramento dos 93 laboratórios que integram o Programa do IAC nessa área. Segundo Heitor Cantarella, pesquisador do Instituto Agronômico, a reunião lançará as bases para a realização de treinamentos com a finalidade de identificar e corrigir práticas que podem resultar em erros de resultados. A meta é criar condições para que o maior número de laboratórios adote procedimentos recomendados por protocolos como os da ISO 17025, entre outros. “Esta ação é complementar aos treinamentos e estágios oferecidos ao longo do ano aos laboratórios participantes do Programa”, explica o pesquisador.

De acordo com ele, o Programa vem crescendo a cada ano, com o aumento do número de participantes, o que demonstra o impacto positivo desse trabalho junto ao produtor rural. Na opinião de Cantarella, para o agricultor utilizar os serviços de análises de um laboratório – público ou privado – que integra o Programa do IAC é garantia de qualidade. “Cerca de 30% dos laboratórios são de pequenas empresas que tem essa prestação de serviços como a principal atividade, daí a importância de apoio do IAC por meio desse programa”, afirma o pesquisador.

Banner Evento Mobile