A avaliação das políticas econômicas no Brasil e no mundo, bem como de suas influências no mercado de commodities agrícolas, é um dos objetivos do Congresso de Agronegócios que o Institute for International Research (IIR) realiza na terça e quarta-feira, 26 e 27 de setembro, no Park Plaza Hotel, em São Paulo. O evento vai fornecer informações e subsídios sobre as negociações internacionais de acesso a novos mercados com a finalidade de alavancar as exportações da agroindústria, além de realizar amplo benchmarking de soluções e opiniões sobre os gargalos na logística do agronegócio.
O vice-presidente executivo do Grupo Cosan, Pedro Mizutani, vai abordar as perspectivas do agribusiness no Brasil e o planejamento das operações, por parte das empresas, visando assegurar a competitividade no mercado. Outro destaque, na programação do evento, é a palestra de Alexandre Strapasson, coordenador geral de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que falará sobre as estratégias do setor sucroalcooleiro no Brasil e no mundo. Ele analisará a atual capacidade produtiva deste segmento, a política de incentivo do governo e os impactos da inserção do álcool combustível na matriz energética.
O desenvolvimento de um planejamento estratégico, para evitar prejuízos nas safras, e as negociações de commodities no mercado internacionais serão temas da palestra do diretor para América Latina da Cargill, Sergio Rial. O diretor de energia da Dedini S/A Indústrias de Base, Jayme Pena Schutz, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel, Nivaldo Rubens Trama, vão debater o desenvolvimento de tecnologias para a produção sustentável de energia na agricultura, avaliando as políticas do Plano Nacional de Agroenergia.
Outros detalhes sobre a programação estão no site www.iir.com.br . Mais informações sobre o Congresso de Agronegócios podem ser obtidas pelo telefone (11) 5505-1003 ramal 132, com Amélia Martinez ou pelo e-mail [email protected] .