O mercado de produtos orgânicos tem crescido em todo o mundo e o Brasil aposta neste segmento para faturar. Especialistas do setor apontam que o mercado mundial já superou 40 bilhões de dólares em negócios e que ser for considerado o crescimento no último ano, que foi de 20%, o valor em 2010 deve chegar a 60 bilhões de dólares.
Para discutir este mercado, acontece até terça-feira, no Expotrade, em Pinhais, a Feira Orgânica 2008, um evento paralelo à Mercosuper, feira que reúne o setor supermercadista.
Os principais produtos orgânicos produzidos e exportados pelo Brasil são a soja e o açúcar mascavo. Cerca de 90% da produção é destinada ao mercado internacional. Apesar deste foco no exterior, os produtos brasileiros representam aproximadamente 1% dos orgânicos comercializados no mundo. Em 2007 os brasileiros faturaram 12 milhões de dólares em exportações neste segmento. Apesar deste potencial econômico, o ministro da agricultura, Reinold Stephanes, preferiu destacar os benefícios dos orgânicos para os consumidores. Recentemente foi assinado um decreto que estabelece critérios de produção e certificações dos produtos.
Em todo o país existem cerca de 15 mi produtores. 5 mil só no Paraná, que concentra 45% da produção nacional. Lutero Couto, presidente da Feira Orgânica, comentou este4 pioneirismo no Estado.
Um fator que ainda limita o consumo de orgânicos é preço, mas com o incentivo à produção esta realidade deve mudar.
Deve ser inaugurado até junho, em Curitiba, o primeiro Mercado de Orgânicos do Brasil, que vai funcionar anexo ao Mercado Municipal.